Deu Saia!

A primeira peça que confeccionei no curso de costura foi uma saia. O modelo era com pregas e não precisava de molde. Depois de quase dois anos, me pergunta se eu sei reproduzir a mesma e a resposta vai ser: nem ideia. No curso ainda fiz macaquinho, vestido e blusinhas. Aprendi também a tirar molde a partir das revistas de modelagem mas confesso que além de morrer de preguiça (dá um certo trabalho), a maioria não sei fazer sozinha ou não me agradam mesmo. O que eu realmente fiz bastante depois do curso (essencial pra eu começar a ter noções reais de costura) foi saia godê.

A maratona de Mad Men rolando solta (figurino repleto de saias godês) somados à minha afinidade com a década de 50: gente, eu fiz saia godê adoidado. Dei de presente, fiz pra mim mesma, pra minha mãe, pra minha irmã. Mas é o que dizem (não sei quem exatamente mas tá coberto de razão), a prática leva a perfeição. Claro que meu acabamento ainda não é perfeito e acho que até lá minha máquina de costura ainda terá que trabalhar muito, mas a última que fiz pra usar no meu casamento do civil ficou num nível bem mais alto do que as anteriores. Não tenho fotos de todas, pois não costumo fotografar look do dia a dia, mas consegui compilar vários momentos (festivos) que já usei com a mesma saia. Essa azul foi feita com uma renda que comprei num saldão de tecidos e foi mais ou menos R$ 14,00 por 1 metro e meio (pechincha). Como não sei colocar forro, comprei uma daquelas sainhas (tipo anágua) e sempre uso por baixo. O meu sapato favorito (e mais confortável da vida) presente em todos os looks é apenas um detalhe a parte. Resumindo: só variei a blusa – e o penteado!

A blusa da foto do meio é produção minha também! Essa saia azul faz sempre sucesso, mas é porque modéstia parte é realmente linda e a coitada já tá quase andando sozinha de tanto uso – como deu pra perceber. Esse tipo dela é o godê duplo e pra aproveitar bem o tecido, usei a técnica de deixar ela sem costura e depois cortar apenas onde vai ser colocado o zíper. Segui o passo a passo nesse blog aqui. Existe uma maneira de fazer godê simples e sem molde, mas embora tenha visto o procedimento – mais de uma vez – nunca consegui reproduzir. Eu preciso sempre do molde! Aprendi como fazer ele no Cortando e Costurando. Aqui tem o molde dela dupla e aqui dela simples.

A saia nude é a que usei no meu casamento no civil e foi feita com um tecido chamado jacquard. Embora não seja perceptível na foto, ele é cheio de formas geométricas bem sutis. A da direita é com um tecido semelhante a um linho mais grosso e quentinho, e fiz ela super inspirada no figurino da Betty Draper. Fina, grossa ou de renda (curta, midi, longa), o legal do godê é que dá pra criar a partir de qualquer tecido – a mudança vai ser apenas a fluidez da peça no resultado final. Mesmo sendo sempre o mesmo modelo é a versatilidade dele que permite usar de jeitos completamente diferentes, e pra mim essa é a graça: um toque vintage num look moderno.

No instagram da @lolaafarias tem esses dois registros com saias produzidas por mim: a da esquerda de algodão e a da direita de viscose. Eu ainda quero muito fazer outros cursos nessa área da costura, de preferência um que se preocupe em ensinar detalhes e acabamentos e outro mais completo de modelagem pra que me permita criar o próprio molde da peça que imagino e que não existe ainda. Mas enquanto não faço, vou me virando com o que sei. E sobre isso preciso dizer: O youtube é um lugar magnífico pra aprender a fazer peças de roupas, além de truques ótimos pra facilitar a vida de quem não domina 100%. Além disso, tem alguns sites igualmente maaara também. O meu favorito é o da modelista e costureira Marlene Mukai. Ela disponibiliza infinitos moldes e embora uns exijam um conhecimento maior que os outros, muitos são bem simples. E todos são fáceis de reproduzir pro papel, já testei um e deu super certo, mas isso é assunto pra outro post. Como praticamente líder do fã clube das apaixonadas por saia godê finalizo meu manifesto com esse link: um board completo de looks com a tal peça. Segue lá!

6 comentários sobre “Deu Saia!

Deixe um comentário

